Sumbe - Cento e trinta pessoas morreram e 493 ficaram feridas em consequência de 344 acidentes de viação registados, no primeiro semestre deste ano, na província do Cuanza Sul, soube, esta quarta-feira, a ANGOP.
Segundo o relatório de balanço do Comando Provincial da Polícia Nacional no Cuanza Sul, comparativamente a igual período do ano passado, houve um acréscimo de cinco mortes, 17 feridos e 14 acidentes de viação.
Refere-se que os acidentes, que provocaram ainda danos materiais avaliados em 804.910.000 kwanzas, consubstanciam-se em colisão entre veículos automóveis e motociclos, choques contra obstáculo fixo, despistes seguido de capotamento e atropelamentos.
O documento indica que os acidentes ocorreram maioritariamente no município do Sumbe, com 98 casos, e tiveram como causas a inobservância das regras do código de estrada, mau estado técnico das viaturas, degradação e falta de sinalização de algumas vias, excesso de velocidade e condução sob efeito de álcool.
Em relação à situação delituosa, durante o período em referência a corporação registou 897 crimes diversos, mais 41 em relação a igual período anterior, que resultaram na detenção de 689 cidadãos por suposta implicação na prática desses delitos, 30 dos quais do sexo feminino.
Os delitos estão tipificados em homicídios qualificados, agressão e abuso sexual, detenção de arma proibida, ofensa à integridade física, roubo, furto, consumo e posse drogas.
Os crimes ocorreram nos municípios do Sumbe, com 352 casos, Amboim (100), Porto-Amboim (92), Cela (75), Ebo (56), Quibala (55), Seles (34), Libolo (32), Cassongue (30), Mussende (27), Quilenda (23) e da Conda (21).
Informa que dos delitos registados 635 foram esclarecidos, perfazendo um grau de operatividade na ordem de 71 por cento.
A província do Cuanza Sul tem uma superfície de 55.660 quilómetros quadrados, com uma população estimada em dois milhões de habitantes distribuídos em 12 municípios.SN/MCN