Benguela – Seis mortos e 24 feridos é o balanço de um acidente de viação ocorrido na quinta-feira, na Estrada Nacional nº 250, troço Bocoio-Culango.
Segundo o director provincial de Trânsito e Segurança Rodoviária em Benguela, superintendente-chefe António Ngussi, é resultado do despiste de uma carrinha que transportava passageiros para uma actividade partidária, seguido de capotamento.
António Ngussi afirmou que a não observância e desobediência do Código de Estrada, que proíbe o transporte de passageiros em veículos automóveis de mercadorias, contribuiu para o trágico acidente.
O responsável adiantou que cinco passageiros perderam a vida no local, enquanto os demais, em estado crítico, foram transportados de emergência para o Hospital Regional do Lobito, onde recebem assistência médica.
Conforme o responsável da DTSR, as vítimas eram militantes do partido UNITA, frisando que o motorista da viatura em causa encontra-se detido.
António Ngussi aproveitou a oportunidade para apelar aos automobilistas mais prudência e evitar o transporte de passageiros em viaturas de mercadorias, para que situações do género sejam evitadas.
Entretanto, a ANGOP contactou o secretário provincial da UNITA em Benguela, Adriano Sapiñala, que confirmou o sucedido, afirmando que as vítimas são militantes deste partido que regressavam de uma actividade para saudar mais um aniversário da LIMA.
“Quatro das vítimas mortais são mamãs da Lima e dois militantes do sexo masculino”, disse.
O político, que lamentou o acidente, adiantou ainda que neste momento encontram-se seis pacientes em estado crítico, enquanto 18 estão com ferimentos ligeiros.
Aproveitou ainda para apelar a Polícia Nacional a redobrar a fiscalização técnica das viaturas, para que situações destas não voltem a acontecer.
O funeral das vítimas está aprazado para a próxima segunda-feira, no município do Bocoio.