Lubango – Um camião cisterna capotou hoje, segunda-feira, em plena Serra da Leba, Estrada Nacional EN-280A e interditou a ligação entre a Huíla e o Namibe, enquanto se trabalha na remoção do mesmo e a limpeza do troço.
Do acidente, em que dados preliminares apontam para uma avaria técnica, não resultou vítimas, sendo que o camião seguia à província do Namibe, perdeu os travões, desgovernado embateu numa parede rochosa e capotou no eixo da via.
Em consequência, centenas de viaturas estão à espera da remoção do carro acidentado, já que a alternativa está há mais de cem quilómetros, na estrada nacional 280B, que liga o Lubango ao Namibe, através do município da Bibala, contornando a Serra da Leba.
Em declarações à ANGOP, no Lubango, o porta-voz do comando provincial da Polícia Nacional, na Huíla, inspector-chefe Fernando Tongo, afirmou que as forças estão preparadas a prestar apoio, caso sejam notificadas, em virtude de, geograficamente, a zona pertencer ao Namibe.
Acidente na Serra da Leba são constantes, na sua maioria provocados por avaria técnica. Sempre que ocorrem há interrupções na circulação, no máximo de dois dias.
A Serra da Leba é uma formação montanhosa entre as províncias da Huíla e do Namibe com uma altitude de 2.620 metros. Seu principal ponto referencial está nas proximidades da Humpata, cuja via dispõe de 25 curvas e contra-curvas, estando a 40 quilómetros do Lubango e a 130 de Moçâmedes.