Icolo e Bengo - Um acidente envolvendo três camiões e um turismo provocou longas filas de trânsito, destruição de um e parcial dos demais, esta quinta-feira, na Estrada Nacional (EN)230, no município do Icolo e Bengo, sem vítimas mortais, constatou a ANGOP.
O acidente ocorreu nas imediações do projecto Nova Luanda Leste, quando um camião carregado de material ferroso, em grandes quantidades, em direcção à Catete, estoirou um pneu e o seu condutor perdeu o controlo do mesmo, tendo em seguida embatido em dois outros em sentido oposto, provocando o seu capotamento e o despiste de um turismo.
“O camião que capotou vinha de Luanda com destino a vila de Catete, transportando objectos metálicos em quantidade considerável que, ao circular desgovernado, após o estoiro do pneu, toda carga acabou espalhada na via pública, dificultando o trânsito”, confirmou à ANGOP, Joaquim André Mukixe, superintendente da Polícia local.
Do ocorrido ficou gravemente ferido um dos motoristas do camião, com os membros inferiores partidos e outro ocupante com ferimentos ligeiros, tendo os dois sido transportados para o Hospital Municipal de Catete.
Segundo o condutor do turismo, Felizardo Cacinga, enquanto o camião circulava desgovernado, aos zi-gue za-gue, deixou cair muitos ferros pesados pela estrada, o que causou muito engarrafamento.
“Foi tudo muito rápido, o condutor do camião não conseguiu controlar a direcção depois de estoirar o pneu e assim envolveu-nos neste acidente”, disse o motorista de um dos carros embatidos, Figueiredo da Silva.
O outro condutor, Aurice Jess, que vinha do Cuanza Norte, referiu que enquanto os ferros caiam pela estrada, “estes vinham em direcção aos nossos carros”, provocando despistes.
Para tornar a circulação fluida, a polícia desviou o trânsito de Luanda à Catete para Mazozo e, daí, aceder-se à vila de Catete, enquanto os que vão em sentido contrário circulam com restrições pelo local do acidente. Clau/AJQ