Caxito – A segunda fase da centralidade Teresa Afonso Gomes, na província do Bengo, inicia em 2026, revelou em Nambuangongo, o ministro das Obras Públicas, Urbanismo e Habitação, Carlos dos Santos.
Em declarações à imprensa, o governante explicou que todas as infraestruturas da centralidade já foram feitas na 1ª fase e os equipamentos já estão no local, pelo que em 2026 o foco será apenas a construção dos 500 apartamentos, que durará entre um ano e um ano e meio.
Segundo o ministro, o ministério vai dedicar o ano 2025 para a conclusão da negociação para a linha de financiamento Israel, com o grupo Mitrelli, para em 2026 arracar com a obra.
Na primeira fase foram concluídas 486 unidades habitacionais da tipologia T3, lojas, uma escola primária, um posto de saúde e um posto de polícia.
A centralidade Teresa Afonso Gomes integra prédios de dois, três e quatro pisos e moradias térreas de um piso. Todas as habitações são de tipologia T3 e apresentam uma área aproximada de 100 metros quadrados.
Com a conclusão das duas fases, além das 976 unidades habitacionais, que permitirão assegurar habitação a cerca de sete mil pessoas, a centralidade contará com 72 lojas, um centro infantil, um jardim-de-infância, uma escola primária, uma escola secundária, um posto de polícia, um posto de saúde e um campo de futebol relvado. CJ/PA