Malanje- Técnicos do Programa Alargado de Vacinação (PAV), do Gabinete Provincial da Saúde, iniciaram hoje, campanhas intensivas de vacinação de rotina, em Malanje, sobretudo em áreas de difícil acesso, no âmbito da 13ª Edição da Semana Africana da Imunização e do Plano Zero Doses.
A campanha, visa alcançar as crianças sem nenhuma dose de vacinas e aquelas que não concluíram o calendário vacinal, por formas a elevar o nível de imunidade das mesmas e reduzir a morbi-mortalidade por doenças evitáveis por vacinação.
Sem avançar o número de crianças que se pretende vacinar na província, o supervisor do PAV em Malanje, Frederico Muatchimbau, precisou que foram criadas todas as condições para o arranque da jornada, que abrange todas as sedes municipais e das comunas que possuem cadeias de frio para a conservação das vacinas.
Precisou que serão administradas essencialmente vacinas contra o Sarampo, Poliomielite, Hepatite B, Pentavalente, Penoumo, Febre-amarela, Difteria, Tétano, Rotavirus, BCG e Covid-19.
Não revelou o número de doses disponíveis, mas precisou haver vacinas suficientes para o êxito da campanha.PBC