Dondo- Pelo menos 371 cidadãos beneficiaram, esta quinta-feira, no Dondo, município de Cambambe, província do Cuanza Norte, de consultas médicas gratuita, durante uma feira da saúde, promovida pela empresa de telefonia móvel “Unitel”.
O evento visou minimizar as necessidades das populações com a disponibilização de consultas gratuitas em Clínica Geral, Pediatria, Medicina Dentária, Cardiologia e VIH/ Sida.
Durante a acção, foram distribuídos medicamentos aos pacientes de diversas patologias, realizados rastreios de hipertensão arterial, testes de VIH/Sida e sessões de esclarecimentos sobre cuidados contra a malária, má nutrição e doenças negligenciadas.
O evento mobilizou 52 técnicos de saúde, entre os quais oito médicos das áreas de medicina geral, pediatria, cardiologia e estomatologia.
Estiveram, igualmente, envolvidos dois psicólogos clínicos para sensibilização de pacientes com necessidades especiais sobre como lidar com diferentes enfermidades, em cada contexto.
O chefe de Departamento de Logística Hospitalar, António Miguel Zangui, que representou o governo do Cuanza Norte, nesta acção, indicou que, no total, foram realizadas 226 consultas de clínica geral, 100 de pediatria e 45 de estomatologia.
Na ocasião foram diagnosticados 24 casos de malária entre os 171 testes rápidos realizados da doença.
O responsável agradeceu a iniciativa da Unitel, salientando que muito tem contribuído no atendimento à população, com realização de feiras da saúde, essencialmente, no combate à malária, que continua a preocupar as autoridades do Cuanza Norte.
Indicou que, só nos meses de Janeiro e Fevereiro deste ano, foram diagnosticados a nível da circunscrição, mais de 50 mil casos da doença, que resultaram em 51 óbitos.
Já a técnica da área de responsabilidade social e corporativa da Unitel, Ruth Araújo, frisou que o evento marcou a retomada das acções da empresa ligadas a saúde, iniciadas em 2015 e interrompidas em 2020, por causa da pandemia da Covid- 19.
Referiu que as 73 Feiras da Saúde, promovidas pela empresa, beneficiaram mais de 100 mil pessoas em todo o país, até ao momento.
Anunciou a realização de feiras do género nos dias 23 e 26 do corrente mês nas províncias do Cuanza Sul e Malanje, das 12 previstas para este ano.
Acrescentou ser esta uma das formas de contribuir para a melhoria das condições de vida das comunidades, com foco na educação para a saúde.
O evento foi testemunhado pelo Administrador municipal de Cambambe, Adão António Malungo, que congratulou-se com o gesto que vai aliviar a única unidade sanitária da sede municipal, que atende diariamente mais de 200 pacientes no banco de urgência e em consultas externas.
"A cidade do Dondo tem apenas um centro de referência, que regista todos os dias, enormes enchentes, por conta das obras em curso do hospital municipal, tendo a feira se traduzido num grande alívio para as autoridades sanitárias locais", sublinhou. MF/DS