Talatona - Vinte e cinco mil profissionais de saúde foram admitidos para cobrir o sistema público de saúde, durante o biénio 2020/2022, afirmou, esta segunda-feira, em Luanda, o secretário de Estado para Saúde Franco Mufinda.
Neste conjunto destacam-se médicos e enfermeiros que permanecem nos cuidados primários de saúde e o aumento da capacidade dos profissionais.
Franco Mufinda, que falava na segunda conferência Nacional sobre Covid-19 em Angola, explicou que neste período foi registado, igualmente, o aumento da capacidade dos laboratórios angolanos.
Conforme o responsável, que fez uma abordagem sobre " A experiência em África na gestão da pandemia", afirmou que o país teve um aumento da capacidade cognitiva dos profissionais, o uso das ferramentas digitais para o reforço das acções de prevenção e controlo da covid-19, assim como a comparação do modus operandis de outros países, por forma a se evitar a proliferação massiva em Angola.
O responsável fez ainda menção ao permanente apoio psicológico dos doentes e familiares durante e pós-covid 19, com equipas de apoio, tendo em conta o tipo de patologias que exige um confinamento.
A Conferência Nacional da Covid-19 teve como objectivo apresentar os resultados preliminares dos estudos e infecção da SARS-Cov 2 em glomerados populacionais da Cidade de Luanda, além da promoção do intercâmbio do intercâmbio de experiências.