Menongue - Dezassete mil e 600 crianças, dos zero aos cinco anos, foram vacinadas contra o sarampo no município de Menongue, capital do Cuando Cubango, dos 12 mil menores nicialmente previstos.
Durante a campanha contra o sarampo, que durou cinco dias, foram igualmente ministradas vitamina “A” a mais de 10 mil e 970 crianças.
Decorrida de 28 de Agosto a um de Setembro, abrangeu os bairros 4 de Abril, Chivonde, Paz, Jubileu, Bandeira, Camu Bwe, Feira e Novo.
Em declarações hoje, sexta-feira, à ANGOP, o director municipal da saúde, João Chinhinga, afirmou que para o êxito da campanha, criou-se 12 equipas de vacinadores, que actuaram porta-a-porta, uma acção antecedida de sensibilização dos pais e encarregados de educação.
O município de Menongue, com três comunas, o Caiundo, Jamba Cueio e Missombo, conta com 41 unidades sanitárias, que maioritariamente ministram vacinas contra o sarampo, assegurado por mais de 200 especialistas de saúde.
A campanha de vacinação de bloqueio contra o sarampo está igualmente a decorrer no município do Cuchi, 93 quilómetros a Oeste da cidade de Menongue, onde as autoridades notificaram 20 casos, concretamente nas comunas do Cutato e do Vissati.