Ondjiva – Duzentos e 37 mil e 34 crianças, das 230 mil e 669 previstas, foram imunizadas contra a poliomielite durante a 3ª ronda da campanha de vacinação realizada nos dias 3 a 6 do mês em curso, na província do Cunene.
A informação foi prestada hoje, sábado, à ANGOP pelo chefe do departamento de Saúde Pública no Cunene, Belarmino Satyohamba, realçando que a taxa de cobertura corresponde a 102, 88 por cento, contra os 95 % previstos.
Essa percentagem, disse, só foi possível graças ao apoio dos parceiros, autoridades tradicionais, igrejas e a participação activa dos pais e encarregados de educação em vacinar as crianças.
Fez saber que a mesma contou com mil e 851 técnicos, divididos em 515 equipas, entre supervisores, mobilizadores, vacinadores e monitores e uma logística de 272 mil e 250 doses de vacinas.
“Utilizamos duas estratégias durante a campanha que decorreu porta a porta na zona urbana, e na zona rural devido à dispersão da população, foram criados vários pontos fixos e avançados que permitiram abranger o grupo alvo.
Belarmino Satyohamba lembrou que na segunda ronda da campanha, realizada em Julho do ano em curso, apenas em 11 das 18 províncias do país foram abrangidas, sendo que Cunene ficou de fora.
Na primeira fase da campanha, que foi de 17 a 19 de Maio do mesmo ano, Cunene vacinou 216 mil e 370 crianças menores de cinco anos, das 221 mil e 420 que estavam previstas.
Cunene conta com um milhão, 17 mil e 491 habitantes, distribuídos pelos municípios do Cuanhama, Namacunde, Ombadja, Cuvelai, Curoca e Cahama.PEM/LHE/SC