Malanje- Pelo menos setecentos cidadãos do município de Mucari beneficiaram hoje, sábado de consultas médicas grátis e de palestras sobre as formas de prevenção de doenças, durante uma feira de saúde promovida pela empresa de telefonia móvel UNITEL, que visou assistir essencialmente pessoas de baixa renda.
A actividade teve como fito a realização de rastreios de malária e hipertensão arterial, bem como diagnósticos de medicina geral, psicologia clínica e pediatria, entrega de medicamentos e mosquiteiros impregnados com insecticida.
A campanha envolveu 40 técnicos de diversas unidades sanitárias da província, para além de especialistas de medicina afectos a UNITEL.
A feira é a quarta do género levada a cabo em Malanje pela UNITEL e enquadra-se no âmbito da sua responsabilidade social.
De acordo com a gestora sénior de responsabilidade social corporativa da UNITEL, Cecília Fernandes, a iniciativa visa ajudar o governo a resolver os problemas de saúde no seio das comunidades, daí que essa e outras acções sociais voltadas à assistência dos cidadãos vão prosseguir pelo país.
Precisou que o programa de responsabilidade social da operadora prevê sete iniciativas desenvolvidas regularmente, nomeadamente programa de saúde móvel, feira de saúde, doação de sangue, assistência alimentar, entre outras.
O director municipal de Saúde de Mucari, Araújo Albano considerou o gesto como uma parceria que vem contribuir no combate às doenças, sobretudo respiratórias, cujos medicamentos distribuídos permitem os cidadãos combatê-las.
Disse que aliada a isso, será levada a cabo uma campanha de sensibilização dos munícipes para o acatamento das medidas profiláticas das doenças decorrentes do cacimbo, sem descurar da malária.
Entretanto, alguns beneficiários enalteceram a iniciativa, pelo facto de receberem medicamentos e mosquiteiros para o tratamento e prevenção da malária e das doenças respiratórias.
Com esta, eleva-se para 87, o número de feiras gratuitas de saúde já realizadas pela UNITEL em diversas localidades do país, tendo sido atendidas 109 mil pessoas.
A próxima feira será realizada na quinta-feira (25), no município de Cazengo, província do Cuanza Norte. NC/PBC