Chitembo - Quinze das dezassetes unidades hospitalares do município do Chitembo, na província do Bié, foram reforçadas com kits de medicamentos diversos, para atender condignamente a população, sobretudo nesta época chuvosa.
Os medicamentos foram adquiridos pelo Governo, através do sector da saúde.
Segundo o director municipal da saúde, Feliciano Cassanga, adiantou serem no total 30 kits de fármacos, entre anti-palúdico, antibióticos, analgésicos, antieméticos e outros.
Os fármacos, realçou, foram entregues no âmbito da estratégia de acudir as doenças na época chuvosa, período com tendência do aumento de enfermidades no seio das comunidades.
O paludismo, febre tifóide, doenças diarreicas e respiratórias agudas, de transmissão sexual e reumáticas são frequentemente nas instituições sanitárias do município do Chitembo.
O sector da saúde no Chitembo controla dois hospitais (municipal e missionário), cinco centros e 10 postos de saúde.
Os serviços são assegurados por 155 funcionários, entre médicos, enfermeiros e pessoal de apoio hospitalar.
Com 19 mil 98 quilómetros quadrados, tem aproximadamente 200 mil habitantes, distribuídos nas comunas de Cachingues, Mutumbo, Mumbué, Malengue e Soma Cuanza.
A população tem como actividade principal a agricultura, criação de animais de médios e pequeno porte, associada à pesca e caça. BAN/PLB