Ondjiva- O Fundo das Nações Unidas para a População (UNFPA) está a trabalhar na promoção de acções que visam a valorização da saúde feminina, através da sensibilização e distribuição de kits de dignidade às mulheres em idade reprodutiva na província do Cunene.
De acordo com o ponto focal da UNFPA no Cunene, Mbulandy Wassuka, actualmente está em carteira um novo projecto denominado “Gika”, financiado pelos povos do Japão, que abrange a distribuição de kits de higienização, assim como campanhas de sensibilização nas escolas, igrejas e comunidades rurais.
Em declarações, esta quarta-feira à ANGOP, a propósito do Dia Mundial da Saúde Feminina, assinalado a 28 do corrente mês, disse que o projecto prevê a distribuição de três mil kits de dignidade, assim como a sensibilização de cinco mil e 250 mulheres.
Mbulandy Wassuka realçou que actualmente estão a aguardar apenas a chegada do material proveniente de Luanda para o Cunene, para posterior entrega às beneficiárias, ainda no decorrer do mês de Junho.
Acrescentou que a acção visa proporcionar a higienização durante o período menstrual e o asseio diário, incentivá-las a evitarem comportamentos desviantes, assim como primarem por uma vida sexual e reprodutiva saudável.
Fez saber que o projecto teve início em Março, terá o prazo de execução de oito meses, com foco para as mulheres em idade reprodutiva (14 aos 45 anos), dos municípios de Namacunde, Cuanhama, Ombadja e Cahama.
O responsável esclareceu que os kits são composto por balde, pastas de dente, escovas, sabonetes, chinelas para banho, três peças de roupa interior, uma embalagem de modex, lanterna, um pano e um apito, que poderá ser utilizado como alarme em caso de agressão sexual na comunidade.
Mbulandy Wassuka destacou a importância da sensibilização no sentido de consciencializar a jovem rapariga as formas de proteger-se da violência baseada no género, infecções transmissíveis sexualmente, gravidez precoce e o abuso nas escolas.
Através do financiamento do Banco Mundial, a UNFPA atribuiu no período de Agosto de 2021 a Dezembro de 2022, um total de 17 mil kits de dignidade às mulheres de cinco dos seis municípios da província do Cunene, com excepção do Cuvelai.
A data foi instituída 1987 pela Organização Mundial da Saúde, com objectivo de alertar a população para a desigualdade entre mulheres e homens no acesso aos cuidados de saúde e promover a sensibilização sobre a importância da saúde feminina e o devido acompanhamento médico a todas as mulheres. FI/LHE/ART