Uíge - Mais de 200 casos de conjuntivite foram registados, nos últimos dois meses, na província do Uíge, pelas autoridades sanitárias locais.
A informação foi prestada hoje (sábado), na cidade do Uíge, pela directora do Gabinete Provincial da Saúde no Uíge, Adelaide Kavenaweteco Malavo, no final da marcha alusiva ao Dia Mundial da Saúde, que se assinalou a 7 do corrente mês.
A responsável disse tratar-se de casos de conjuntivite normal e hemorrágica, cuja situação está sob controlo das autoridades sanitárias.
Informou que os referidos casos estão a ser tratados no centro oftalmológico local. Por essa razão, desaconselhou a população a recorrer ao tratamento tradicional, assim como manter as medidas preventivas.
Em relação ao sector da saúde, a directora disse que a província conta com três mil e 250 profissionais de saúde, entre médicos, enfermeiros, técnicos de diagnóstico e outros auxiliares, que funcionam em 362 infra-estruturas de saúde.
Esclareceu ainda que 137 médicos encontram-se a frequentar a formação de especialização (gastroenterologia, otorrino e oftalmologia), nas províncias de Luanda e Uíge, visando a melhoria do serviço prestado à população local. NM/JAR