Mbanza Kongo – Dois casos suspeitos de cólera foram registados domingo (26), no Hospital Municipal do Tomboco, província do Zaire.
Trata-se de mãe e filha que se encontram internadas naquela unidade sanitária, informou esta segunda-feira à imprensa, o director do gabinete provincial da Saúde no Zaire, João Bernardo.
De acordo com a fonte, os casos suspeitos deste surto que assola algumas províncias foram detectados em cidadãs nacionais residentes naquela circunscrição.
João Bernardo disse que já foram recolhidas as amostras e enviadas em laboratórios de referência da capital do país, Luanda, para se aferir a presença ou não de cólera no Tomboco.
O responsável pediu a população para manter-se à calma e, ao mesmo tempo, solicitou o reforço das medidas de prevenção contra o surto.
Informou que uma Comissão Multissectorial Provincial de combate à Cólera deslocou-se na manhã desta segunda-feira ao município do Tomboco, que dista a 150 km da cidade de Mbanza Kongo para acompanhar no terreno o evoluir da situação.
Estes são os dois primeiros casos suspeitos de cólera que a província do Zaire regista, desde o surgimento desta doença no país, em princípios de Janeiro do ano em curso. JL