Huambo – Trezentos vendedores e compradores do mercado informal da Quissala, vulgo “Alemanha”, na periferia da cidade do Huambo, efectuaram, esta sexta-feira, testes rápidos e gratuitos de VIH/Sida, numa iniciativa da direcção municipal da Saúde, soube a ANGOP.
Na ocasião, o director da Saúde no município do Huambo, Miguel Balaca, informou que o evento faz parte de um ciclo de feiras sanitárias, que estão a decorrer nos principais mercados do município do Huambo, no quadro das actividades alusivas ao Dia Mundial de Luta Contra a Sida, assinalado a 01 do corrente mês.
Segundo o responsável, para além de testes rápidos e gratuitos de VIH/Sida, estão a ser distribuídos preservativos e folhetos informativos.
Miguel Balaca disse iniciativa visa saber, acima de tudo, o nível de incidência do VIH/Sida na municipalidade, com a testagem em massa nos principais mercados do município e, ao mesmo tempo, aconselhar sobre como proceder, caso o resultado seja positivo.
Disse que dos 300 vendedores e compradores testados no mercado da Quissala, quatro são positivos, despistados para o acompanhamento médico/medicamentoso nas unidades hospitalares.
Sem apresentar dados, o responsável disse que não ser preocupante o nível de incidência da VIH/Sida na província do Huambo, embora, nos últimos dias, tem registados o aumento de casos positivos em jovens e grávidas, numa altura em o foco das autoridades consiste em fazer com os bebés destas mulheres nasçam livres da doença, no âmbito da campanha “Nascer livre para brilhar”.
Paralelamente, disse, foram realizados vacinadas centenas de menores de cinco anos, enquanto vários cidadãos, com idades superiores a 12 anos, foram imunizados contra a Covid-19.
Referiu que o ciclo de feiras da saúde, iniciado no mercado do Cambiote, com o diagnóstico de quatro casos positivos de ViH/Sida, de um total de 500 testados, termina a 30 do corrente mês.
O mercado da Quissala foi criado em 2006, aquando do Mundial de Futebol na Alemanha, em que Angola participou pela primeira vez.
Com uma área de 110 hectares, regista uma movimentação diária de mais de 15 mil pessoas e conta com mais de oito mil vendedores.
O sector da saúde do município do município do Huambo, com uma população estimada em 934 mil 127 habitantes, dispõe de 61 unidades sanitárias, das quais um hospital municipal, 17 centros de saúde e 42 postos médicos.