Luanda -Técnicos de diversas áreas do Hospital Geral dos Cajueiros beneficiaram, hoje (segunda-feira), em Luanda, de uma acção formativa sobre o manuseamento e acondicionamento correcto dos resíduos hospitalares, para se evitarem casos de contaminação.
A acção formativa, promovida pela Empresa de Limpeza e Saneamento de Luanda (Elisal), teve como objectivo elucidar as equipas médicas de higienização da unidade, com o intuito de melhorar essa questão.
Segundo o director de Comunicação e Marketing da Elisal, Nelson Pascoal, estão a capacitar os técnicos de saúde e os de limpeza, porque nota-se a presença dos resíduos nos contentores na via pública, um perigo à saúde.
Apontou como principal preocupação da Elisal, na altura de recolha, a falta de separação do lixo perigoso e do outro normal.
Por seu turno, o director do referido hospital, Daniel Café, reconheceu ser uma matéria muito importante, pelo risco que todos correm pelo mau manuseamento dos resíduos hospitalar.
Acrescentou que certas áreas trabalham com produtos químicos e sangue e, muitas vezes, não são convenientemente acondicionados.
Acrescentou ainda que a unidade conta com uma área de biosegurança que trata do acompanhamento e do pessoal que trabalha directamente com os resíduos. DJ/SEC/ART