Uíge – Mais 40 técnicos das administrações municipais e supervisores de saúde da província do Uíge participam desde hoje, segunda-feira, num seminário de capacitação sobre a prevenção da malária nas comunidades.
A acção formativa, com a duração de dois dias, está a ser promovida pelo Programa Nacional da Malária, em parceria com a USAID.
Orientada por técnicos do Programa Nacional de Combate à Malária, a formação está a abordar sobre saúde na comunidade, sintomas da malária, grupos de maior risco, métodos preventivos, uso correcto do mosquiteiro e outras medidas de prevenção contra a doença.
Em declarações à ANGOP, a formadora Domingas Pedro explicou que o seminário visa capacitar os técnicos de saúde e membros da sociedade civil sobre as medidas de prevenção contra a malária na comunidade.
O seminário conta, igualmente, com a participação de jornalistas de vários órgãos de comunicação social públicos e privados e representantes de instituições públicas.
Em 2022, o Gabinete Provincial da Saúde do Uíge registou uma redução de mais de 100 diagnósticos de casos de malária. Apesar disso, o registo de óbitos aumentou de 575 para 591.