Saurimo – Duzentos e 52 novos técnicos de saúde, receberam, esta segunda-feira, as guias de colocação para o início de funções nos vários pontos da província da Lunda Sul, num acto orientado pelo governador Daniel Neto.
Entre os novos técnicos estão médicos, enfermeiros licenciados, técnicos médios e superiores de diagnóstico terapêutico, assim como maqueiros, vigilantes, motoristas e outros funcionários de apoio hospitalar, que vão trabalhar nos hospitais, centros e postos de saúde, dos quatro municípios da província.
Na ocasião, o director do gabinete provincial da Saúde, Viegas de Almeida, considerou o ingresso dos novos técnicos uma mais-valia para o sector.
Referiu que a entrada de novos profissionais vai permitir melhorar a qualidade dos serviços prestados nas unidades sanitárias da circunscrição, principalmente ao nível do atendimento humanizado dos pacientes.
Sublinhou que os técnicos do sector devem demonstrar o espírito de profissionalismo e de missão, bem como espírito de sacrifício e humanismo no atendimento ao público.
Por sua vez, o governador provincial da Lunda Sul, Daniel Neto, aconselhou aos quadros a trabalharem com responsabilidade e espírito de missão, devendo prestar um serviço cada vez mais humanizado aos pacientes.
Exigiu ainda dos novos técnicos sentido de missão e a primarem pela honestidade, pontualidade e assiduidade no trabalho para atenderem da melhor forma os pacientes.
Informou que o governo local tem vários projectos para implementar brevemente, de reabilitação e construção de unidades sanitárias.
O governante encorajou os profissionais do sector a primarem pela humanização no atendimento aos pacientes, com a manifestação de carinho, amor, paciência e tolerância.
A província da Lunda Sul conta actualmente com 762 camas, distribuídas em diferentes unidades sanitárias, que são assegurados por 638 enfermeiros, entre técnicos médios e licenciados, bem como 112 médicos nacionais e expatriados. QB/JW/VIC