Menongue - Vinte técnicos de saúde, entre médicos, enfermeiros, biomédicos, especialistas de enfermagem e laboratórios, começaram hoje, em Menongue, capital do Cuando Cubango, uma acção formativa, para, entre vários assuntos, aprimorarem conhecimentos sobre prevenção e controle de infecções.
O evento, uma iniciativa da Direcção Nacional de Saúde Pública, terá a duração de três dias e visa melhorar as técnicas de atendimento aos pacientes em diversas unidades hospitalares dos nove municípios.
Dentre os vários objetivos, a ação formativa pretende buscar melhorias das técnicas de actuação dos profissionais na redução e controlo dos fluxos de infecções, utilizando as melhores práticas para a assistência segura e de excelência ao doente por parte do profissionais de saúde.
O acto de abertura foi orientado pelo director do Gabinete Provincial de Saúde, João Chihinga.
O responsavel argumentou que as evidências científicas têm provado que as Infecções Associadas aos Cuidados de Saúde (IACS) constituem os eventos adversos que mais acometem aos doentes e têm alta morbi-mortalidade nas comunidades do meio rural.
Assegurou que as falhas na aplicação de medidas de Prevenção e Controlo de Infecção (PCI) têm alto impacto sobre a saúde das pessoas afectadas, desde os custos adicionais, nível de qualidade dos cuidados de saúde e a sobrecarga institucional, particularmente em contexto de países de baixo rendimento.
Nestes termos e considerando a importância da temática, acrescentou, foi desenvolvido o programa de formação de formadores sobre “Prevenção e Controlo de Infecção”, melhores práticas para a assistência segura e de excelência ao doente e do profissional de saúde.
O funcionamento do sector da saúde na província do Cuando Cubango está assegurado por mil e 599 trabalhadores, distribuídos nas mais de 111 unidades sanitárias existentes nos nove municípios da região. MSM/JSV/PLB