Lucapa -O projecto “Nascer Livre para Brilhar” está a promover um programa de formação de técnicos de saúde no município de Lucapa, com o objectivo de reforçar os conhecimentos ligados ao atendimento clínico adequado para a prevenção da transmissão do VIH/Sida da mãe para o filho.
Os formandos vão abordar, durante uma semana, matérias como o ciclo biológico do HIV/sida e patologia da infecção, métodos de diagnósticos e testes rápidos, prevenção da transmissão da doença de mãe para o filho, intervenção nas consultas pré-natais e sala de partos, entre outros.
O programa incluiu ainda o aperfeiçoamento dos conhecimentos sobre o acompanhamento do binário mãe e filho, diagnóstico serológico da criança, gestão de medicamentos e produção de saúde e sistema de informação.
Na abertura da formação, o administrador municipal de Lucapa, Daniel Mutaza, apelou aos formandos no sentido de absorverem ao máximo os conhecimentos a serem transmitidos, com vista a contribuírem na redução de contágio do vírus da mãe para o filho.
O município de Lucapa que dista mais de 100 quilómetros a sul da cidade do Dundo, tem o controlo de 48 gestantes portadoras do VIH/Sida.
A campanha “Nascer livre para brilhar” enquadra-se num programa continental materializado pela Organização das primeiras-damas de África (OAFLA), fundada em 2002, durante a 29.ª Assembleia Geral da União Africana.