Malanje- Cento e 40 técnicos de saúde do Hospital Geral de Malanje, entre médicos, enfermeiros e especialistas em diagnóstico e terapêutica, iniciaram hoje, uma acção de formação sobre legislação aplicável no sector.
Com duração de dois dias, a iniciativa enquadra-se no plano de formação da referida unidade, e visa melhorar a actuação dos seus quadros.
Durante o evento, serão ministradas matérias ligadas à responsabilidade civil e penal por erros médicos à luz do direito angolano, as implicações jurídicas do furto de medicamentos, humanização nos serviços de saúde, direitos, garantias e deveres dos profissionais, entre outras.
O horário, licença e regime de faltas, bem como a ética e deontologia profissional e regime disciplinar dos funcionários públicos e agentes administrativos, são também temas a ser abordados.
Ao intervir na abertura do curso, o director em exercício do Gabinete Provincial da Saúde, Manuel Monteiro, destacou a importância da aposta na formação dos quadros da saúde, para que se possa abalizar os mesmos sobre as normas que regem o funcionamento do sector.
Frisou que maior parte dos erros cometidos pelos profissionais da área médica resulta da falta de conhecimento, daí que a capacitação afigura-se crucial para evitar tal situação e melhorar a assistência aos utentes.
Por sua vez, a directora do Hospital Geral de Malanje, Elsa Fortes, reiterou a permanente formação dos funcionários, com vista a se corrigir procedimentos negativos e proporcionar um atendimento cada vez mais humanizado.
Esta é a segunda formação do género que o Hospital Geral de Malanje promove este ano, tendo a primeira sido realizada em Fevereiro, centrado no tema humanização hospitalar. ACC/NC