Soyo- A Administração Municipal do Soyo, província do Zaire, reforçou as acções de educação da população sobre as medidas de prevenção contra a cólera, envolvendo escolas, igrejas, comissões de moradores e outras forças vivas da sociedade.
No último fim-de-semana, a direcções locais da saúde e educação foram instadas a intensificar as acções de sensibilização sobre a doença que está a assolar as províncias de Luanda, Bengo e Icolo e Bengo.
A rede privada de serviços de saúde, farmácias, instituições ligadas à formação de técnicos do ramo e igrejas também foram envolvidas nesta campanha que se consubstancia em palestras que abordam sobre a cólera, principais sintomas e medidas de prevenção.
A acção estender-se-á aos mercados e locais de maior concentração populacional, de acordo com uma fonte da Administração Municipal.
A lavagem constante das mãos com água e sabão, ferver ou tratar a água de beber com lixívia, cozer bem os alimentos, manter sempre limpas as latrinas e evitar consumir alimentos adquiridos na via pública são, entre os conselhos que estão a ser passados à população.
A cólera é uma doença altamente contagiosa e letal, que se manifesta, fundamentalmente, através de diarreia aquosa, vómitos e fraqueza.
Aos primeiros sintomas, os técnicos envolvidos nesta campanha aconselham encaminhar os pacientes ao posto de saúde mais próximo e dar de beber bastante água ou subministrar soro oral. PMV/JL