Luanda - O sindicato dos trabalhadores do Hospital Divina Providência, no município de Kilamba Kiaxi, deu por finalizada, temporariamente hoje( sexta-feira), em Luanda a greve que paralisou aquela unidade hospitalar desde o dia 26 do mês de Julho.
Em declarações à Angop, o porta-voz da comissão negocial do sindicato, António Ulu, disse que o período estipulado para a greve terminou, mas que não há evolução no processo, estando prevista uma nova paralisação na próxima semana, para protestar contra as retaliações que têm sofrido os funcionários que participam na greve.
O sindicalista fez saber que está-se a tratar do processo legal para uma nova paragem com duração de30 dias, deixando de haver a moratória de 15 dias, devido a actual pressão que sofrem da direcção do hospital, que sugere a transferência de alguns trabalhadores que aderiram a greve.
O porta-voz lembrou que a transferência de funcionários durante o período de paralisação para outra unidades constitui uma violação da Lei da Greve e que a Delegação Provincial da Saúde está a par da situação .
Desde a assinatura do memorando em Abril, que ditou o levantamento da primeira greve, a direcção nada fez para concretizar as exigências em pelo menos 50 por cento das revindicações, levando a perda de confiança entre as partes.
Segundo o sindicato, a actual direcção não conseguiu cumprir com nem um dos pontos acordados, antes da paralisação do mês de Abril, que previa a igualdade de salários para os funcionários na mesma categoria, refeições para todos os trabalhadores e a reposição dos subsídios.
A direcção efectuou o corte dos subsídios, continuam a registar-se atraso no pagamento dos salários, assim como a contínua retaliação contra alguns funcionários que aderiram a greve, refere o sindicato.
O Hospital Divina Providência é uma parceria entre o Ministério da Saúde e a Igreja Católica e conta no seu quadro orgânico com 226 funcionários públicos e 222 pertencentes a congregação religiosa.
Em funcionamento há mais de 20 anos, o Hospital Divina Providência tem a capacidade de 100 camas e conta com vários serviços com destaque para a pediatria, cardiologia, urologia, ecografia, estomatologia e sala de nutrição.