Huambo – A necessidade das instituições de ensino de saúde (públicas e privadas) primarem pelo rigor e excelência, com vista a formação de quadros qualificados, foi recomendada, esta sexta-feira, pelos participantes ao I Simpósio de Enfermagem no Huambo.
No comunicado final, distribuído à imprensa, os participantes apontam a formação de qualidade como o único caminho para o alcance da excelência profissional.
Segundo eles, é importante que estas escolas promovam profissionais com competências, que venham corresponder às necessidades das comunidades.
Recomendaram a Ordem dos Enfermeiros de Angola a intensificar as acções de fiscalização às escolas de formação de saúde, para além da elaboração de instrumentos de avaliação específica para a carreira de enfermagem, para desencorajar os falsos enfermeiros.
Decorrido em dois dias, sob lema “Unidos conjuguemos esforços para uma assistência de qualidade”, o evento, no qual participam 250 profissionais de enfermagem, analisou temas como “Multidisciplinaridade e humanização no contexto da reabilitação física”, “Acolhimento de pacientes e classificação de risco” e “Gestão do tempo na enfermagem”.
O Conselho Provincial de Enfermagem do Huambo controla oito mil 167 profissionais, dos quais 276 entraram nos dois últimos concursos públicos recentemente realizados pelo Ministério da Saúde.