Caxito – Três casos suspeitos de cólera foram registados nos últimos dois dias (terça e quarta-feira), nos municípios do Dande e do Panguila, província do Bengo, informou hoje, quinta-feira, em Caxito, o director do Gabinete provincial da Saúde, Domingos Goulão.
Em declarações à ANGOP, o responsável informou que dos três casos um resultou em óbito no centro de saúde do Panguila, enquanto os dois pacientes encontram-se internados no Hospital provincial e no centro de saúde do Bucula.
Referiu que aguardam a qualquer momento os resultados das amostras colhidas no Centro de Saúde Teresa Afonso Gomes, no Bucula, enviadas para Luanda para determinar a existência ou não da cólera.
O sector da saúde está a intensificar as medidas de prevenção, tendo já preparado quatro salas de atendimento e tratamento à cólera nos hospitais Provincial do Bengo, Geral da Barra do Dande, bem como nos centros de Saúde Teresa Afonso Gomes e Materno Infantil das Mabubas.
Segundo Domingos Goulão, foi elaborado um plano de contingência provincial que será submetido ao governo da província para outras decisões.
Sublinhou que actualmente as acções iniciais estão a ser feitas, sobretudo a comunicação aos munícipes para que cada um tenha conhecimento da doença, assim como o cumprimento das medidas de prevenção, como a lavagem das mãos antes e depois de comer, usar a casa de banho, ferver a água para beber e evitar focos de lixo nos arredores das casas.
Domingos Goulão sugeriu ainda a construção de latrinas, para os que não têm casa de banho, para evitar que as pessoas defequem ao ar livre.
O município de Cacuaco, na vizinha província de Luanda, registou recentemente 25 casos suspeitos de cólera, dos quais cinco evoluíram para óbito.
A cólera é uma doença transmitida por água não tratada, alimentos contaminados, manipulação de alimentos com mãos sujas, entre outras formas. O sintoma clássico é a grande quantidade de diarreia aquosa com duração de alguns dias. Podem também ocorrer vómitos cãibras musculares. FS/CJ/PA