Ndalatando - O sector da Saúde no Cuanza-Norte beneficiou quarta-feira, de sete novas ambulâncias, no âmbito do Programa de Fortalecimento da Saúde, que visa garantir o reforço dos serviços de atendimento e cuidados primários do Ministério da Saúde (MINSA).
Beneficiaram dos meios, distribuidos pelo governador provincial, João Diogo Gaspar, os municípios do Cazengo, Lucala, Samba-Cajú, Ngonguembo, Golungo-Alto e Banga.
Na ocasião, o governador afirmou que os novos meios vão ajudar a diminuir as dificuldades das unidades hospitalares destas circunscrições na transferência de doentes das unidades locais para os hospitais de níveis provinciais ou nacionais.
O governador enalteceu a iniciativa do Ministério da Saúde, que visa dar respostas às dificuldades que do sector, com vista a melhoria dos serviços de saúde de emergências médicas na província.
Apesar de reconhecer que o número de ambulâncias por unidade sanitária ser insuficiente, referiu que a distribuição desses meios é uma “grande vitória" para os serviços de saúde.
Apelou os municípios onde foram alocados esses meios a fazer o melhor uso dos mesmos, para os fins para os quais foram concebidos.
Prometeu tomar medidas duras aos que forem encontrados a fazer uso indevido de ambulâncias, como por exemplo, de meio de transporte pessoal para ir a lavras ou em viagem de negócios. DS/IMA/PA