Dondo – Trezentos e 25 cidadãos beneficiaram de assistência médica e medicamentosa, no âmbito de uma feira da saúde, realizada quinta-feira na localidade de Cassoalala, comuna de Massangano (Cuanza-Norte).
Destes, sete foram encaminhados ao hospital municipal de Cambambe para consultas de especialidades.
A feira foi promovida pela Direcção Municipal de Cambambe da Saúde e teve como propósito aproximar estes serviços à população.
Durante o evento, que contou com a participação de dois médicos e 13 enfermeiros, foram efectuadas consultas de clínica geral, obstetrícia e controlo de pressão arterial.
Foram também realizados 502 testes rápidos, dos quais foram diagnosticados 212 casos de paludismo e 45 de febre tifóide.
O administrador municipal, Adão Antonio Malungo, esclareceu que a acção insere-se nas estratégias do Governo de municipalização dos serviços de saúde, para atenuar as despesas dos cidadãos com deslocações às unidades de referência da circunscrição.
O soba da aldeia, António Alfredo, agradeceu a iniciativa da Administração Municipal, porque a localidade, com cerca de dois mil e 500 habitantes, enfrenta muitos problemas de saúde.
Indicou que uma das patologias mais frequentes é a malária e que o único posto de saúde na comunidade não responde a demanda de pacientes, o que obriga a população a recorrer ao Hospital Municipal, no Dondo.
O director da Saúde em Cambambe, Miguel Coxe Simão, disse que o programa será extensivo a todas as aldeias da circunscrição.
Banga
Na Banga, o programa de consulta às comunidades, denominada “Sauidy Ya Bixila”, assistiu 111 cidadãos com diferentes patologias, com realce para a malária.
O administrador da Banga, Leopoldo dos Santos, disse que a iniciativa vai permitir levar os serviços de saúde às comunidades com dificuldades de acesso a unidades sanitárias. MF/DS/IMA/OHA