Caxito - Trezentos e noventa e um novos profissionais de Saúde dos 418 previstos, admitidos por quota adicional no concurso público de 2019, receberam, nesta quinta-feira, em Caxito, as guias de colocação nas unidades sanitárias da província do Bengo.
Estes profissionais foram distribuídos pelos seis municípios da região (Nambuangongo, Dande, Bula Atumba, Dembos, Ambriz e Pango Aluquem), nos hospitais provincial e geral da Barra do Dande, assim como no centro materno-infantil das Mabubas.
Em declarações à ANGOP, a chefe do Departamento de Estatística, Planeamento e Recursos Humanos do Gabinete Provincial da Saúde, Rosa Ferreira, explicou que as guias estão a ser entregues a enfermeiros, técnicos de diagnóstico e terapêutica.
O processo iniciou no mês de Março e encerra esta sexta-feira.
A responsável denunciou o facto de alguns profissionais recusarem-se em se apresentar em tempo útil nas unidades sanitárias onde foram colocados, alegando distância e outros factores.
Por isso, pediu aos recém-admitidos maior responsabilidade no exercício das novas funções, primando sempre pelos princípios éticos e deontológicos.
Entretanto, alguns profissionais contactos no local manifestaram a sua satisfação pela conquista do 1º emprego, pois dará um impulso na sustentabilidade das suas famílias.
A província do Bengo conta com uma rede sanitária constituída por seis hospitais municipais, dois gerais, 22 centros de saúde, 73 postos de saúde e um centro de sangue.