Mbanza Kongo – Trinta profissionais de saúde oriundos de seis dos 11 municípios da província do Zaire concluíram, este sábado, em Mbanza Kongo, uma acção formação sobre o manuseio clínico de casos de cólera, numa promoção do ministério de tutela.
Refira-se que a província do Zaire notificou, sexta-feira (31), o primeiro caso de cólera, no Hospital Municipal do Tomboco, cujo paciente está a evoluir satisfatoriamente.
Durante a acção de capacitação, os técnicos provenientes dos municípios de Mbanza Kongo, Soyo, Cuimba, Nzeto, Nóqui e Tomboco, aperfeiçoaram conhecimentos sobre a biossegurança, colheita de amostras e cuidados com os cadáveres e sepultura.
Quatro técnicos da Direcção Nacional da Saúde Pública orientaram os trabalhos.
Na ocasião, Hilário Cassule, especialista em saúde pública enfatizou que a acção formativa enquadrou-se nas medidas de contingência gizadas pelo Ministério da Saúde para o combate ao surto de cólera que assola o país.
Para o também coordenador da equipa de formadores, pretende-se, com as aludidas acções formativas, envolver líderes das comunidades na luta contra esta doença que está a ceifar vidas humanas um pouco por todo o país. DA/JL