Mungo – A população da comuna do Cambuengo, município do Mungo (Huambo), passa a ter serviços de parto, medicina geral, pequena cirurgia, pediatria, farmácia e consulta pré-natal, com a inauguração, esta sexta-feira, do posto de saúde local.
A infra-estrutura sanitária, com uma capacidade para atender 60 pacientes/dia, foi entregue pela governadora da província do Huambo, Lotti Nolika, num investimento de 26 milhões de Kwanzas, alocados no âmbito pelo Programa Integrado de Desenvolvimento Local e Combate à Pobreza.
Com vista a evitar a fuga de quadros da unidade sanitária ora inaugurada, foi colocada à disposição dos técnicos uma residência do tipo T3, construída no âmbito do mesmo programa, com um orçamento de 14 milhões de Kwanzas.
Paralelamente, a governadora inaugurou, no quadro do Plano Integrado de Intervenção dos Municípios (PIIM), uma quadra polidesportiva na vila municipal do Mungo, com vista a impulsionar a prática do desporto na municipalidade.
Em breves declarações, Lotti Nolika lembrou que a execução dos projectos do PIIM e do programa de combate à pobreza visam, sobretudo, trazer o desenvolvimento nas comunidades, no âmbito do combate das assimetrias.
A governadora fez ainda a entrega de um tractor, 16 contentores, quatro motorizadas, retroescavadoras e uma viatura, para o reforço do saneamento básico local.
O município do Mungo, um dos 11 que compõem a organização administrativa da província do Huambo, tem uma população estimada em 143 mil e 576 habitantes, distribuídos em duas comunas (Cambuengo e Sede).