Namacunde - Sessenta e duas parteiras tradicionais do município de Namacunde, no Cunene, beneficiaram, esta segunda-feira, igual número de kits de trabalho para a realização de partos nas comunidades.
Constam dos kits, álcool, luvas, máscaras, lençóis, baldes, lanterna, sabonete, pano e chinelas, entregues no âmbito da jornada comemorativa do Dia Internacional da Parteira, assinalado a 05 de Maio.
Na ocasião, a chefe de Departamento da Família e Igualdade de Género, Paula Ramos, disse que os kits vão ajudar a minimizar a carência do material no seio das parteiras tradicionais na realização dos partos.
A responsável reconheceu o papel destas mulheres nas zonas rurais, apesar de muitas não possuírem condições para o trabalho de parto, mas tem feito um grande esforço nas suas zonas.
Paula Ramos disse que as parteiras têm salvado a vida de muitas pessoas, daí a importância do reforço dos apoios para evitarem a morte materna e infantil.
A parteira Judite Kahokueni disse que o material chegou no momento certo, uma vez que enfrentavam muitas dificuldades em realizar os partos com maior segurança.
“Estamos satisfeitas pelo constrangimento ultrapassado, agora temos melhores condições para exercer a nossa actividade nas aldeias”, salientou.
O município de Namacunde conta com 142 mil 047 habitantes, das quais 151 são parteiras tradicionais.
O Dia Internacional da Parteira tem como objectivo proporcionar a oportunidade de honrar o trabalho das parteiras e promover a sensibilização para os cuidados cruciais que prestam às mães e aos seus recém-nascidos. PEM/LHE/VIC