Luanda - Um total cumulativo de 783 casos de cólera foi registado no país, dos quais 35 pacientes faleceram, desde a confirmação do primeiro caso do surto, no dia um (1) deste mês.
Segundo o Boletim Informativo das últimas 24 horas, do Ministério da Saúde (MINSA), dos aludidos casos comulativos 546 ocorreram em Luanda, 149 em Icolo e Bengo, 84 no Bengo, três em Malanje e um no Huambo.
Relativamente aos 35 óbitos, 25 registaram-se na província de Luanda, nos municípios de Cacuaco (21), Mulenvos (2), Belas (1) e Sambizanga (1), seis no Bengo (Dande 3, Panguila 2 e Barra do Dande 1) e quatro em Icolo e Bengo (todos no Sequele).
Os doentes têm entre dois (2) e 81 anos de idade, sendo as faixas etárias mais atingidas as dos dois aos nove anos, com 195 casos e 11 óbitos, e dos 10 aos 19 anos, com 198 casos e cinco óbitos.
Destes números, 413 (53%) são do sexo feminino.
No documento, o MINSA apela à população para manter os cuidados preventivos contra a doença, assim como todo enfermo com diarréia e vômitos deve ser levado de imediato para um Centro de Tratamento de Cólera ou para a unidade de saúde mais próxima.
Outra medida preventiva passa pelo consumo de muita água fervida ou tratada com cinco gotas de lixívia, soro caseiro preparado com duas colheres (colheres das de sopa) com açúcar e uma colher (colheres das de chá) com sal para um litro de água fervida ou tratada. AB/SEC