Caxito - Nove doentes da província do Bengo começaram, desde sábado, a usufruir dos serviços de hemodiálise no novo hospital geral Reverendo Guilherme Pereira Inglês, inaugurado, nesta segunda-feira, em Caxito, província do Bengo, pelo Presidente da República, João Lourenço.
Provenientes dos centros de Luanda, capital do país, o grupo possui crianças, uma delas do município de Nambuangongo, que precisa de ser tratada três vezes por semana.
Morais Pacato é um outro paciente que padece da enfermidade há vários anos e que recorria ao centro do Benfica para fazer as diálises.
A tratar-se agora na sua província, disse que vai economizar o dinheiro que despendia antes.
Esta é a primeira unidade de hemodiálise na província e possui doze cadeiras e está capacitada para atender casos agudos e crónicos de insuficiência renal de pacientes do Bengo e das províncias vizinhas.
O Hospital Reverendo Pereira Inglês foi construído com o objectivo de ser uma unidade de referência no atendimento humanizado.
A unidade sanitária vai garantir uma prestação de serviço de média e alta complexidade, reduzir as evacuações para Luanda e o exterior do país e atender a população local e das províncias vizinhas.
A infraestrutura com capacidade para 200 camas tem 15 áreas clínicas distribuídas em 24 blocos, seis residências para profissionais e serviços de hemodiálise, imagiologia, esterilização, neonatologia e uma morgue com 18 gavetas.
Orçada em cerca de 63 milhões e 180 mil dólares, o hospital será um centro de formação e investigação científica que vai abarcar os serviços de medicina geral, pediatria e cirurgia. CJ/IF