Malanje- Os três pacientes com cólera, que a província registou nos últimos nove dias, já se encontram recuperados da doença, depois da assistência que receberam no Centro de Tratamento do bairro Cahala, nesta cidade.
Trata-se de dois cidadãos do sexo masculino de 38 e 40 anos de idade e de uma senhora de 55, sendo o primeiro proveniente da província de Luanda e os dois últimos do bairro Canâmbua, cidade de Malanje.
A informação foi dada hoje, pelo vice-governador provincial para o sector Político, Económico e Social, Franco Mufinda, realçando que foram detectados 25 contactos próximos dos três pacientes, mas nenhum está contaminado, porque se fez o corte da cadeia de transmissão com a ingestão de comprimidos e outras medidas, incluindo isolamento e consumo de água tratada.
Por outro lado, o responsável disse que o Governo Provincial continua a desenvolver acções de prevenção e combate à doença, através da entrega de lixívia às familias mais carenciadas, para a desinfestação da água e para a limpeza das residências, entre outras.
Entretanto, reforçou o apelo para o acatamento das medidas preventivas, por meio da higiene pessoal e colectiva, envolvendo todos os cidadãos, pois não é tarefa exclusiva do Governo, combater os vectores de transmissão de doença. Nesta altura a província não regista qualquer caso positivo de cólera.
A cólera é uma doença bacteriana infecciosa intestinal aguda, transmitida por contaminação fecal-oral ou pela ingestão de água ou alimentos não tratados, que se manifesta com vómitos e diarreia moderados ou graves, podendo causar morte do paciente em pouco tempo. NC/PBC