Ondjiva - O representante da Organização Mundial da Saúde (OMS) na província do Cunene, Mavitindi Sebastião, recomendou, esta quinta-feira, o reforço das medidas de prevenção e controlo das doenças do fórum respiratório, muito frequentes nesta época de cacimbo.
Em Angola, a época de cacimbo inicia oficialmente a 15 de Maio e termina a 15 de Agosto, período caracterizado pela descida gradual da temperatura, do ar e do aumento da pressão atmosférica.
De acordo com o responsável, é frequente neste período a ocorrência de doenças respiratórias, como rinite, gripe, tosse, pneumonia, asma e bronquite, afectando sobretudo crianças e idosos.
Nesta senda, aconselhou o consumo de água, sumos, chás e mel, assim como evitar o uso de aparelhos de ar condicionado como medidas de prevenção.
“As baixas temperaturas são factores que contribuem para a ocorrência de doenças respiratórias, daí a necessidade de evitar ambientes frios e o consumo de bebidas frescas, sendo fundamental a ingestão de líquidos quentes e água natural”, salientou.
Entretanto, em Luanda, o médico de clínica geral Honório António exortou a população a usar roupas mais fortes, capazes de conter as baixas temperaturas.
“No cacimbo devemos mudar a forma de vestir e estar bem agasalhados, sendo que as roupas apropriadas são as camisolas de algodão, calças e casacos, principalmente as crianças e idosos, para evitarmos estas doenças muito frequentes devido à mudança do clima”, reforçou .
Por seu turno, o chefe do departamento de saúde pública e controlo de endemias na Lunda-Sul, Domingos Txiculo, apelou aos cidadãos no sentido de pautarem por uma higiene mais cuidada e evitar locais com poeira para evitar a conjuntivite. FI/LH/EVC/JW/MCN