Cuito Cuanavale - O secretariado da Organização da Mulher Angolana (OMA) no Cuito Cuanavale, província do Cuando, sensibilizou, esta sexta-feira, mulheres militantes residentes na sede, sobre cuidados preventivos contra a cólera, doença que está a assolar algumas regiões do país.
Durante uma palestra, decorrida na sala de reuniões do comité municipal da OMA, a primeira secretária, Ana Massela Jacob, aconselhou as militantes a primarem pela contínua lavagem das mãos depois de uma tarefa doméstica, o que dever ser um cumprimento de toda a família.
A higienização dos filhos, dos utensílios de cozinha, o tratamento adequado dos alimentos ao serem confeccionados, ferver a água para o consumo, evitar a acumulação do lixo e águas paradas nos quintais serviram também de conselhos.
Alertou as mães militantes da OMA a replicarem as medidas preventivas nas suas zonas de residências, para que o combate contra a cólera tenha êxitos, numa altura em que nenhum caso ainda foi registado na província do Cubango.
O principal objectivo da iniciativa é de reforço do compromisso da OMA com a saúde pública e o bem-estar das comunidades, pondo em evidência o papel fundamental da mulher na mobilização social e na construção de um futuro mais saudável para todos
Na ocasião, as mulheres agradeceram a iniciativa do Comité Municipal, em juntar mulheres para serem informadas Sobre os cuidados a ter com a prevenção da referida doença. ALK/FF/PLB