Lubango - Trezentos e 65 técnicos profissionais de Saúde admitidos no concurso público do sector na província da Huíla, realizado em Maio de 2022, receberam hoje, quarta-feira, na cidade do Lubango, as respectivas guias de colocação, para o início das funções nos 14 municípios.
Entre os profissionais destacam-se 50 médicos, 35 enfermeiros de terceira classe, 150 enfermeiros técnicos médios, 27 técnicos superiores de diagnóstico e terapêutica de segunda classe.
O acto foi testemunhado pelos directores municipais de Saúde, que afirmaram ser uma mais-valia, para as suas jurisdições, embora reconheçam ainda ser irrisório, pois maior parte dos municípios, funciona com 15 por cento da força de trabalho necessária.
Em declarações à ANGOP, o director municipal da Saúde na Matala, Nicolau Camate, disse que ganharam 30 técnicos, entre os quais, quatro médicos, dez técnicos de enfermagem e um maqueiro, número ainda insuficiente, por estar a 15 por cento do exigido no quadro orgânico.
Na mesma senda, o director municipal da Chibia, Benjamim Hilifavali, disse que a municipalidade recebeu 11 profissionais, entre eles dois médicos, um enfermeiro licenciado, sete técnicos de enfermagem e uma secretária clínica, uma dotação “ainda longe” da realidade.
Por sua vez a directora provincial da Saúde, Luciana Guimarães pediu mais empatia e dedicação dos novos profissionais, assim como a serem gentis, a preocupar-se com angústia, com a dor alheia e acima de tudo salvarem vidas. BP/MS