Dundo - A nova presidente do Conselho provincial da Ordem dos Enfermeiros de Angola (ORDENFA) na Lunda-Norte, Paulina Gomes, prometeu esta sexta-feira, que vai priorizar o incentivo à superação académica dos profissionais, com vista a especialização dos profissionais, para a melhoria da prestação dos serviços de saúde na província.
Eleita com 70 votos, durante a assembleia provincial decorrida na cidade do Dundo, Paulina Gomes que substitui no cargo Luciano Catari, sete anos depois, apontou também , a actualização da base de dados e o combate ao exercício ilegal da profissão como prioridades.
A criação de núcleos nos municípios do interior, a exigência da melhoria das condições de trabalho, a fiscalização da implementação do subsídio de isolamento, consta das prioridades da nova direção da ORDENFA que tem como vice-presidente e secretária-geral, Elsa Luhumo e Monteiro César, respectivamente.
A Ordem controla actualmente, 4.248 enfermeiros na Lunda-Norte, dos quais 1.800 possuem carteira profissional.
A ORDENFA é uma organização de inscrição obrigatória para todos os profissionais de enfermagem, que tem entre outros objectivos, disciplinar, fiscalizar e regulador o exercício da enfermagem no país. JVL/HD