Lobito – O naturopata angolano Abraão João Kuena aconselhou, esta segunda-feira, na cidade do Lobito (Benguela), os homens a optarem por medidas de prevenção de doenças da próstata, ao invés de chegarem ao ponto de operá-la e estarem sujeitos a consequências nocivas.
Em declarações à ANGOP, o especialista afirmou que os homens devem ter atenção à pressão da urina e preocupar-se quando ela estiver a sair com dificuldade e, principalmente, se depois de terminar ainda sentir vontade de urinar.
Abraão Kuena comparou com o depósito sujo de um carro, dizendo “o mecânico tem de lavá-lo para funcionar em condições e não simplesmente mudar o filtro”.
Reprovou a atitude de alguns médicos que se baseiam nos relatos do paciente sobre os sintomas que apresenta, passando em seguida uma receita sem fazer antecipadamente um check up para inteirar-se da causa da patologia.
“O estado deve continuar a investir em equipamentos de última geração para facilitar o trabalho dos médicos”, defendeu o naturopata.
Referiu-se também sobre o acto sexual em adultos com vida sexual activa, opinando que devem manter relações com regularidade, sob pena de contrair alguns distúrbios corporais ou mesmo mentais.
Desaconselhou, no entanto, jovens e adultos que tomam estimulantes sexuais, pelo simples desejo de obterem "uma boa perfomance”.
Esses estimulantes estão disponíveis em diversos locais, desde farmácias e lojas virtuais, mas isso traz um grande risco para a saúde do paciente que pode, inclusive, ter paradas cardíacas ou outros problemas por causa do seu uso indevido.
“Nos últimos tempos muitos homens utilizam medicamentos como “Viagra” e “Kifarú”, sem uma prévia consulta médica, por vezes acrescentando bebidas alcoólicas para satisfazerem os seus prazeres, sem saber sobre o elevado aumento de tensão que causa, muitas vezes culminado em morte”, afirmou.
Fez questão de referir-se também sobre o Acidente Vascular Cerebral (AVC) que tem afectado muitos jovens.
“O AVC tem a ver com o entupimento das veias, impedindo a circulação do sangue, por isso, devemos evitar ingerir alimentos com muita gordura e principalmente os processados, provenientes do exterior, por causa dos produtos conservantes”, explicou.
Sobre este aspecto, aconselhou o uso da beterraba ajudar a fortalecer o sangue no corpo humano.
Abraão João Kuena é um naturopata residente há alguns anos na cidade do Lobito, proveniente da província da Lunda Norte.
Segundo ele, obteve a sua experiência com medicamentos naturais provenientes da Tanzânia, onde os comprava, mas com o passar do tempo a inflação acentuou-se e deixou de conseguir dólares para viajar.
Através de contactos telefónicos com amigos e profissionais do ramo, assim como de pesquisas na internet, aperfeiçoou a sua actividade.
Tem uma pequena loja, na zona alta da cidade do Lobito, onde vende chás para limpeza do fígado, da próstata, estômago, rins, útero e também para melhorar a qualidade do esperma. TC/CRB