Moçãmedes - O director do Gabinete Provincial da Saúde no Namibe, Corintios Miguel, apelou hoje os gestores das unidades sanitárias dos cinco municípios, a estarem alinhados com as novas tecnologias com vista a actualização de conteúdos relacionados com a saúde humana e outros assuntos do sector.
Corintios Miguel disse ser necessário que os profissionais de Saúde estejam formado e capacitado, dominando assim o uso das novas tecnologias, por forma a corresponder com as exigências do mundo actual, prestando assim um servço mais humanizado entre as comunidades.
Falando na abertura da acção formativa sobre a saúde psicológica dos profissionais de Saúde, o responsável disse que o sector de saúde hoje se encontra agitado, e para que esteja saudavel é necessário que os seus quadros e gestores estejam saudáveis e equilibrados.
“Precisamos interagir muito e ter uma preparação psicológica, pois reconhecemos que o ano de 2020 foi difícil com a presença da pandemia da Covid-19 que trouxe alguns transtornos na gestão dos recursos humanos, na dinâmica do trabalho, mas nos desperta a consciência para que dentro da pressão tenhamos o suporte credível”, disse.
Na ocasião, o psicólogo António Matias Fiel justificou que o evento tem como objectivo munir os representantes das diferentes unidades sanitárias com conhecimentos sobre matérias relacionadas com as implicações psicológicas da Covid-19 e muni-los de conhecimentos para que posteriormente transmitam aos demais funcionários de diferentes centros hospitalares.
António Matias Fiel, assegurou que a saúde mental depende muito do comportamento do individuo, pois quando este for negativo poderá influenciar de certa maneira na presença de certas doenças danificadoras do cérebro, transtornos mentais prejudicando assim as actividades laborais.