Bibala - Mais de três mil populares considerados de nómada da localidade das Mangueiras, município da Bibala, província do Namibe, começaram, esta quarta-feira, a serem vacinados com a Sinopharm, no âmbito da prevenção contra a Covid-19.
Segundo o Gabinete Provincial da Saúde no Namibe, Coríntios Miguel, para esta localidade, onde a maioria da população é nómads, transitando diariamente para os municípios da Chibia e Humpata (província da Huíla) e em Chongoroi (Benguela) em busca de pasto para os animais, foram montadas duas equipas com seis vacinadores cada.
Para a sua aderência aos postos criados, Coríntios Miguel disse que o sector conta com a colaboração da administração Municipal da Bibala e os técnicos de saúde que continuam a sensibilizar a comunidade para que possam aderir em massa e serem vacinados, prevenindo-se, deste modo, desta doença.
Esclareceu ainda que, para além do município da Bibala, que possui um número considerado de populares nómadas, o mesmo processo de vacinação também está a ser executada no município do Virei.
Nesta localidade, o governador do Namibe, Archer Mangueira, que visitou os postos de vacinação montados, apelou a população a aderir em massa, por forma a que estejam todos vacinados e evitar o contágio.
Archer Mangueira mostrou-se satisfeito, explicando a comunidade nómada os beneficios da vacinação e as consequências caso não forem vacinado.
A Administradora da Bibala, Améli Camunheira, em declarações à ANGOP, informou que o processo de sensibilização continua em outras áreas, por forma que estes populares possam todos serem vacinados e deste modo evitar-se a propagação da infecção no município.
O município da Bibala não regista nenhum caso de Covid-19.
Na província já foram vacinadas mais de 60 mil pessoas com as doses da Astrazeneca, Johnson&Johnson, Pfizer e Sinopharm.