Moçâmedes - Cem mil e 823 crianças dos seis meses e menores de cinco anos de idade serão vacinadas em toda extensão da província do Namibe, contra a poliomielite, na segunda fase da campanha integrada.
A campanha, aberta no municipio do Tômbwa, decorre de hoje, quinta-feira, a cinco de Dezembro do corrente ano e sob o lema “ vamos chutar todas as doenças de uma vez só ", vai igualmente vacinar 90 mil 061 menores contra o sarampo, Rubéola e administração de vitamina A.
Odirector do Gabinete Provincial da Saúde no Namibe, Coríntios Miguel, disse no lançamento da campanha, que o Ministério da Saúde tem vindo a implementar uma estratégia de controlo do sarampo, baseada na vacinação de rotina de crianças menores de 18 meses de idade, acção complementada com campanhas de vacinação massivas de petizes dos seis meses a menores de cinco anos realizadas a cada três anos.
"Esta combinação de estratégias é realizada para assegurar que a criança não vacinada na rotina, consiga a imunização nas especiais. Isto é importante porque a eficácia da vacinação é de 85 % e a nossa província foi assolada por dois surtos de sarampo ao longo deste ano, nos municípios de Moçâmedes e do Camucuio”, disse o director.
Afirmou ainda que nos últimos dois anos houve uma baixa na cobertura de vacinação, tudo por falta de recursos humanos, materiais e financeiros para a resposta à pandemia da COVID-19 .
Relativamente a COVID-19, Coríntios Miguel salientou que esta continua apresentar surtos epidémicos localizados, com muito baixa de letalidade. As coberturas de vacinação atingiram cerca de 96% na população adulta, com uma dose e apenas 70% com duas doses, sendo necessário manter o esforço de vacinação para atingir a meta preconizada pela OMS para a segunda dose 70%.
A campanha conta com o envolvimento activo de toda comunidade, autoridades governamentais, tradicionais e as Igrejas, na sensibilização e consciencialização da comunidade a aderir aos postos fixos de vacinação, bem como a abrirem as suas portas para receberem as equipas móveis.
Nela estão envolvidas 53 equipas de vacinadores, seis hospitais e 11 postos de saúde estão disponíveis para atendimento às crianças e 84 mobilizadores de equipas.