Moçâmedes – Cento e cinquenta kits de medicamentos diversos foram distribuídos hoje, quarta-feira, aos hospitais municipais da província do Namibe.
Trata-se dos hospitais de Moçâmedes, Tômbwa, Virei, Bibala e Camucuio, meios entregues pelo governador Archer Mangueira, no âmbito das actividades do Dia Nacional do Trabalhador da Saúde, que hoje se assinala.
Na ocasião, o director do Gabinete Provincial da Saúde no Namibe, Coríntios Miguel, reconheceu que os três hospitais provinciais e os municipais debatem-se com dificuldades de fármacos, sobretudo para tratamento de doenças endémicas, como a malária, respiratórias agudas e tuberculose.
“Entendemos que uma das dificuldades do sector são os medicamentos nas unidades sanitárias e pelo esforço do governo angolano, temos um conjunto de fármacos que estão a ser entregues a nível dos municípios para fazer a cobertura em todas as unidades sanitarias”, disse o responsável.
Apontou a província do Namibe endémica quanto a Malária, sendo a maior causa de mortes a nível das unidades sanitárias, caso que não se verifica com a tuberculose, que tende a diminuir os casos em função da capacidade de resposta no tratamento e no aconselhamento aos cidadãos para a prevenção.
Ainda no âmbito das actividades do dia do Trabalhador da Saúde, o sector na província está a realizar hoje a “ "Quitanda da Saúde”, onde estão expostos vários serviços de consulta médica, como medicina-geral, pediatria, ginecologia, fisioterapia, oftalmologia, rastreio de Malária, vacinação, HIV e teste da COVID-19.