Camucuio - Os doentes com tuberculose residentes na localidade de Ndoloma, comuna das Cacimbas, no município do Camucuio (Namibe), começaram, esta semana, a ser tratados no centro local, oito meses após a sua inauguração.
Em declarações à ANGOP, o director municipal da Saúde do Camucuio, Jeremias Dambi, informou que a localidade conta com centro de Saúde, inaugurado em Fevereiro do ano em curso, no âmbito do Programa Integrado de Intervenção nos Municípios e que passa a reunir os requisitos sanitários para atendimento e tratamento de doentes com tuberculose.
Disse que a entrada em funcionamento dos serviços de tratamento da tuberculose no Centro de Saúde das Cacimbas, representa um passo "muito importante" para levar mais próximo das comunidadess, os serviços de especialidade.
O responsável avançou ainda que os serviços de tratamento da tuberculose naquela unidade sanitária, vai desafogar o Hospital Municipal e encurtar a distância percorrida pelos doentes diagnosticados com a patologia.
De Janeiro a Setembro do ano em curso as autoridades sanitárias diagnosticaram um total de 26 doentes por tuberculose em todo município, sendo 10 da comuna das Cacimbas.
O município do Camucuio do Camucuio dista a 234 quilômetros e possui três comunas e mais de cinquenta mil habitantes na sua maioria criadores de animais e pequenos camponeses.