Bibala - A associação "Fraternidade Albinista" doou hoje, terça-feira, no município da Bibala, província do Namibe, um lote de fármacos de protecção da pele destinados às pessoas com albinismo.
Segundo o responsável da associação, Rafael Daniel, o gesto que fez chegar cremes e pomadas protectoras de sol, surge no âmbito de um programa que visa ajudar as pessoas portadoras do albinismo a prevenir-se de problemas dermatológicos por exposição aos raios solar.
O chefe da secção da Juventude e Desporto da Bibala, Pedro Salongo, enalteceu a iniciativa dos jovens, ao dar resposta aos problemas ligados aos cuidados especiais de saúde enfrentados pelas famílias de muitos albinos, tendo em conta a fragilidade da sua pele e carência de recursos para obter esses medicamentos.
Sublinhou que é uma acção que está a ajudar 63 pessoas albinas controladas pela Direcção Municipal da Acção Social no município da Bibala.
O albinismo é uma condição genética que pode afectar pessoas em todo o mundo, independentemente de raça, etnia ou sexo, sendo uma desordem genética na qual ocorre um defeito na produção da melanina, pigmento que dá cor a pele, cabelos e olhos.
A nível da província são controladas cerca de mais de 100 pessoas albinas que têm beneficiado de consultas e fármacos por parte do sector da saúde, bens alimentares e roupa usada, através do Gabinete Provincial da Acção Social.