Malanje- Uma campanha de fumigação para reforçar o combate aos vectores transmissores da malária e febre-amarela, foi lançada hoje, pelas Autoridades Sanitárias do município de Malanje, no bairro Canâmbua, nesta cidade.
No acto de lançamento da campanha, a administradora Municipal Adjunta de Malanje para o Sector Político, Social e das Comunidades, Aidne Lameirão, disse que a fumigação extra e intra-domiciliar abrangerá todos os bairros da sede do município, visando o combate à malária.
Já o director municipal da Saúde, Afonso Caculama, precisou que a fumigação será contínua, através de campanhas regulares, a par do combate aos charcos de água e outros vectores transmissores da malária.
A soba da zona 2 do bairro Canâmbua, Madalena Manuel Gómez, apelou ao Governo mais acções para mitigar o impacto do paludismo nas comunidades, destacando os problemas causados pela estagnação de águas nas valas de drenagem e pelo excesso de lixo.
A malária é uma doença infecciosa febril aguda transmitida pela picada da fêmea do mosquito anopheles infectada por plasmodium. A sua prevenção passa pelo uso de mosquiteiros e repelentes, bem como combate às larvas dos mosquitos e outras práticas de saneamento básico.
Os sintomas mais comuns da doença são o calafrio, febre, dores de cabeça e musculares, taquicardia, aumentam do baço e em alguns casos o delírio.PBC