Namacunde - Uma feira de saúde que prestou assistência médica a centenas de cidadãos, nas especialidades de medicina geral, pediatria, uterino, estomatologia e ginecologia, foi realizada, esta quinta-feira, em Santa Clara, município de Namacunde, província do Cunene.
Promovido pela empresa de telecomunicações UNITEL, o evento envolveu 110 profissionais de saúde, entre médicos e técnicos e disponibilizou consultas médicas grátis, maioritariamente, à população carenciada.
Na ocasião, o chefe de Saúde Pública e Controle de Endemias no Cunene, Félix Belarmino, disse que a feira visou proporcionar às comunidades locais, aqueles serviços que o município não dispõe.
Fez saber que os doentes na sua maioria foram submetidos às análises rápidas da malária, VIH/Sida e glicêmia, assim como foram brindados com palestras sobre planeamento familiar e consultas pré-natais.
Por seu turno, a administradora de Namacunde, Cristiana Nameomunu, disse que o acto constitui uma oportunidade para os munícipes, por beneficiarem de assistência médica e medicamentosa de qualidade.
Sublinhou que com esta iniciativa ficou demonstrado que o Executivo angolano e os parceiros sociais, estão comprometidos no combate e prevenção das grandes endemias que afectam a população.
Munícipes enaltecem feira
Em declarações à ANGOP, Zidane Wakapupa disse que esta iniciativa só vem aproximar os serviços às comunidades e dar oportunidade à realização de consultas para saber do estado de saúde.
Georgina Zambela referiu que aproveitou o momento para realizar as consultas dos seus oito filhos, tendo gostado da assistência prestada, uma demonstração de verdadeiro serviço humanizado.
Já a cidadã Tânia Fernandes afirmou que é uma grande satisfação para a população que beneficia de assistências médicas, visto que é muito difícil encontrar os serviços aqui disponíveis, nas unidades sanitárias do município.
A feira de saúde é uma iniciativa da UNITEL, no âmbito da responsabilidade social da empresa, em parceria com o Gabinete Provincial da Saúde e Administração Municipal de Namacunde.
Desde 2015, a UNITEL realizou 80 feiras nas 18 províncias, tendo beneficiado mais de 104 mil pessoas, bem como permitiu a distribuição de 95 mil e 500 mosquiteiros e palestras.
Com 20 unidades sanitárias, o município de Namacunde está dividido administrativamente por duas comunas e dez povoações, conta com 142 mil 047 habitantes. PEM/LHE/VIC