Malanje- Membros da Rede da Mulher Polícia em Angola (REMPA), em Malanje, aprenderam hoje, técnicas de realização do auto-exame do cancro da mama, com vista ao diagnóstico precoce da doença.
A acção foi promovida pela direcção do Hospital Provincial Materno-Infantil, cujos ensinamentos foram transmitidos durante uma palestra sobre “A importância do rastreio do cancro da mama”, inserida no âmbito do Outubro Rosa, mês dedicado ao combate à esse flagelo que vem ceifando vidas de muitas mulheres no mundo.
A par das demonstrações práticas de como efectuar o auto-exame, a actividade serviu para esclarecimentos sobre as medidas de prevenção do câncer da mama e do colo uterino.
Na ocasião, a médica do Hospital Provincial Materno-Infantil, Sara Corrente, explicou que o câncer da mama é uma doença maligna, caracterizada pelo crescimento anormal da mama, que se manifesta inicialmente com um pequeno inchaço e nódulos, sinais que as mulheres devem ter atenção para travar a sua evolução.
Apontou as alterações da cor da pele, saída de liquido pelo mamilo, feridas, sangue, tumor, endurecimento da mama, dor óssea, convulsão e cefaleia, como outros sinais da doença.
Sara Corrente precisou ainda que a patologia afecta essencialmente mulheres dos 35 aos 55 anos de idade, mas não isenta as de maior idade, tendo como consequência a morte, em caso de descoberta e início do tratamento tardio.
Disse que a hereditariedade, idade avançada, menstruação precoce, menopausa tardia, esterilidade, uso prolongado de anticonceptivos, altas doses de radiação, consumo de bebidas alcoólicas, tabagismo, obesidade, como factores de risco de contrair a doença,
Por sua vez, a responsável da REMPA na província, Intendente Teresa Manuel, apelou a sociedade no sentido de conhecer e cumprir com as medidas profiláticas do cancro e de outra doenças, para se evitar mortes.
A REMPA tem por objectivo defender os interesses das mulheres polícias e em Malanje conta com mais de 500 mulheres filiadas. NC/PBC