Talatona - Mais de trinta mulheres residentes nos bairros do distrito urbano do Talatona, em Luanda, participaram, nesta quinta-feira, da campanha de prevenção do câncer de mama, numa promoção do Conselho Municipal de Juventude de Talatona.
As beneficiarias, com idades compreendidas entre os 30 e 60 anos, participaram também da coleta de prevenção e orientações de autoexame de mama, enquadrada nas festividades do dia Mundial de Luta contra o Câncer, a celebrar-se a 19 de Outubro., hoje
A acção de prevenção, realizada nesta zona de Luanda decorre sob a iniciativa do Conselho Municipal da juventude do Talatona, em parceria com a direcção municipal de saúde, com vista a promover a medicina preventiva no seio das comunidades.
Em declaração a ANGOP, Secretário Executivo da Comissão Directiva do Conselho Municipal de Juventude de Talatona, Dieudonne Pascoal, disse que o objetivo é fortalecer o rastreamento e o diagnóstico precoce do câncer de mama e desmistificar conceitos em relação à doença.
De acordo com o lider juvenil, a campanha enfatiza a importância de conhecer o corpo e ficar atenta às alterações suspeitas.
Explicou que nesta campanha dedicada ao outubro rosa, está prevista a realização de consultas de ginecologia e rastreio de forma gratuita, onde estão identificados alguns parceiros que decidiram abraçar a causa.
Dieudonne Pascoal, mostrou-se satisfeito pelo facto de hoje disponibilizarem -se em apoiar essa causa, que prevê contribuir para elevação dos níveis de saúde da comunidade, vocacionada para jovens e adolescentes.
No acto para a realização da acção, encorajou as munícipes a dedicarem-se mais à prática de exercícios físicos e efectuarem o rastreio permanente para a detecção precoce do câncer da mama.
"Nós enquanto conselho municipal da juventude do talatona, temos cumprindo com aquilo que tem sido a nossa missão no que toca a promover- mos e empoderar cada vez mais a juventude bem como prepararmos os jovens para as diversas áreas de contribuição a nível do país." Explicou Dieudonne Pascoal.
Segundo o secretário municipal do talatona, essa campanha vai continuar, não apenas no talatona,mais também expandir em outros distritos.
O Outubro Rosa visa consciencializar as mulheres para o câncer da mama. O diagnóstico precoce tem sido um factor que em muito contribui para o sucesso da cura, pois prevenir é melhor do que remediar.VS.MAG.